sábado, 24 de maio de 2014

Onde Estão os Mortos?

Nunca foi plano de Deus que o homem morresse, mas o pecado trouxe esta condição à raça humana. A morte não é o fim de tudo. Um dia a morte deixará de existir. 
O que acontece com os mortos ? 
1. Como a Bíblia descreve o ser humano criado por Deus?
Que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste(Salmo 8:4 e 5).

2. Como Deus criou o ser humano?
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente(Gênesis 2:7).Para compreender a morte, precisamos primeiro entender a origem da vida. Deus criou o homem do pó da terra e soprou nas narinas o fôlego da vida e este tornou-se alma vivente. Deus não colocou uma alma no homem.

Eis a fórmula da criação: 
Pó da terra + Fôlego de vida = Alma vivente
Boneco de Barro + Sopro de Deus = Homem

3. O que acontece na morte?
e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu(Eclesiastes 12:7). O corpo (boneco de barro) volta a terra e o espírito (sopro de Deus) volta para Deus. A pessoa (que era a união destas duas partes) simplesmente deixa de existir. A Bíblia não diz que a alma volta para Deus, mas sim o espírito.


4. Um morto pode comunicar-se com os vivos?
Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos (Salmo 146:3 e 4). 

Veja esta comparação:
Quando cessa a energia elétrica só resta a lâmpada. A luz não vai para parte alguma, apenas deixa de existir. Quando morre, o homem como um ser, deixa de existir, bem como seus sentimentos. Os pensamentos perecem no instante em que o fôlego de vida (respiração ou espírito) volta para Deus.

5. O que a Bíblia revela sobre o estado do homem na morte?
Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol(Eclesiastes 9:5 e 6).

6. Os mortos podem relacionar-se com Deus?
Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio(Salmos 115:17). Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?(Salmos 6:5). Não podem louvar, não podem arrepender-se ou pedir perdão por pecados, nem nós podemos fazer isto por eles.


7. Quando os mortos voltarão a viver?
Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor(I Tessalonicenses 4:16,17).
 

Aqueles que morrem em Jesus ressuscitarão por ocasião da volta de Cristo.
Deus o convida para aceitá-Lo como seu Salvador pessoal; Jesus Cristo morreu no seu lugar para que você tenha direito à vida eterna. "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11:25).Esta é a esperança para os que aceitam a Cristo, ainda que morram, viverão.
"Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo(" I Coríntios 15:21 e 22).

Você não quer viver para sempre? 
Muitos pregam a comunicação com os mortos, outros falam que eles estão em algum lugar olhando para nós. O inimigo tem enganado muito com mentiras sobre os mortos, mas a verdade é que você pode ter vida eterna em Cristo.
Outras passagens que confirmam a mortalidade da alma:Jó 7:9; Jó 7:21; Jó 14:14 e 15; Salmos 6:5; Salmos 17:15; Salmos 30:9; Salmos 88:10; Salmos 104:29; Salmos 115:17; Salmos 146:4; Eclesiastes 3: 19 e 20; Eclesiastes 9:10;    Atos 2:34; Isaias 38:18 a 20; Hebreus 9:27; I Timóteo 6:16; Daniel 12:13.

3 comentários: