sábado, 24 de maio de 2014

A Origem da Igreja Adventista do Sétimo Dia

 
De 1831 a 1844 Guilherme Miller, um pregador da Igreja Batista e mais alguns pastores de outras igrejas evangélicas da época, inspirados pelo Espírito Santo, estudaram a profecia abaixo e houve um grande reavivamento religioso em todo o mundo.
Profecia Daniel 8: 14:
“E ele me disse: Até 2300 tardes e manhãs e o santuário será purificado.”(veja: Doutrina do Santuário no link abaixo).

http://adventismoemfoco.wordpress.com/2014/05/05/a-profecia-das-2300-tardes-e-manhas/

Estudando esta profecia, os pastores evangélicos da época entenderam que a volta de Jesus se daria em 1844. A mensagem da volta de Jesus era DOCE COMO O MEL(apocalipse 10:9). Neste ano, porém, não aparece o Salvador; a mensagem tornou-se AMARGO COMO FEL(apocalipse 10:9).


Deus é muito bom! Quando em 1844, o povo se decepcionou porque Jesus não veio na data que eles entendiam que viria, muitos voltaram para suas igrejas de origem; aproximadamente 13 Igrejas Protestantes, cerca de 80.000 pessoas. Outros foram para o mundo desesperançados; mas um grupinho permaneceu ali firme, embora decepcionado também. 

Permaneceu inabalável nas palavras de Deus:

“Se tardar, espera-O”. Habacuque 2:3.

E a este grupinho Deus dedicou, em gloriosa deferência, estas palavras: “... importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.”(Apocalipse 10:11).
“Um pequeno grupo, como os outros, continuou a orar e Hiran Edson teve uma visão do terceiro Céu. Foi mostrado a que o acontecimento na profecia não era a volta de Jesus e sim o início do julgamento de todos os crentes por Jesus em 1844 no santuário celestial.
 

Este grupinho de fiéis testemunhas, desapontadas, mas não desiludidas; foram aos poucos recebendo novas luzes e ratificadas pelo dom profético das visões e sonhos de de Ellen White. Deus, que levantou e preparou nesta Terra este movimento, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, para dar a última mensagem a um mundo que perece, bem como alertar a todos os cristãos que se despertem para toda a Verdade que uma vez foi lançada em terra (Dan. 8:12) por Roma cristã, na Idade Média, durante o período de “um tempo, dois tempos e metade de um tempo”(1260 anos), de Daniel 7:25, período da santa inquisição.

Esse povo que se constituiria no último período da Igreja de Deus na Terra “não só pregaria a mensagem da breve volta de Jesus, mas possuiria e ensinaria a verdade quanto à Deus, ao Salvador, ao santuário... à lei, ao Sábado e quanto a todas as demais verdades que foram pervertidas. É nesta igreja remanescente, que o Dom de Profecia seria restaurado”.


Aceitaram o Dom de Profecia, como estava sendo manifestado por Ellen White através de recebimento direto de mensagens de Deus por sonhos e visões(Números 12:6) , e assim em 1.863, aquele grupinho (cerca de 50 pessoas) tornou-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia, este complexo eclesiástico que circunda o mundo, hoje.

Aceitaram esses irmãos a Reforma de Saúde, abandonando o uso de carnes imundas, cigarro e bebidas alcoólicas, bem como todos os hábitos nocivos à saúde.
“Acreditaria e ensinaria a verdade a respeito da verdadeira Lei de Deus,Os Dez Mandamentos, o qual, tendo existido desde o princípio, foi dada sob trovões no Monte Sinai e é uma norma perpétua de justiça quanto ao verdadeiro Sábado, feito pelo Criador e dado no Éden à raça humana como um monumento perpétuo do poder criador de Deus.”

“Haveria de rejeitar o falso sábado(a guarda do domingo) da mesma maneira que todas as demais falsificações do falso sistema religioso; observaria unicamente o verdadeiro Sábado de Jeová, o sétimo dia. Apresentá-lo-ia como o sinal entre Deus e Seu povo.” Ezequiel 20: 12, 20.

“Ensinaria também a verdade acerca da natureza do homem, e o estado dos mortos, a recompensa dos justos e a sorte dos ímpios, os quais foram todos pervertidos... em vez de pregar um purgatório ou um estado de vida consciente na morte, ensinaria a verdade da Bíblia que os mortos estão inconscientes (Sal. 146:3 e 4), ‘não sabem coisa nenhuma’ (Ecl. 9:5 e 6); que eles (os homens) são mortais (I Timóteo 6:13-16; I Cor. 15:51-54); e que o tempo da recompensa e da punição ocorrerá, não pela morte ou na morte, mas pela ressurreição.” – Ibidem. Sal. 17:15; I Timóteo 4:8. Grifo meu.

Prega a justificação pela fé e salvação unicamente pela Graça, em mais de 213 países do globo.

Visão educacional de Ellen White
“Construí uma escola. Ensinai a Bíblia aos jovens. Preparai-os para que falem outras línguas, de maneira que a mensagem do advento possa ser levada ao mundo.” – Mensagem aos Jovens pág. 225.

São os Adventistas que operam “o maior sistema protestante de escolas paroquiais fora da América do Norte”. O maior complexo de escolas particulares do mundo, excetuando-se a Igreja Católica Romana. Mantém, os Adventistas, mais de 8000 instituições de ensino em todo o mundo com mais42.000 professores que instruem a mais de 1.000.000 estudantes. No Brasil são 18 colégios internos.

Visão médica de Ellen White

“Vi que era sagrado dever cuidar de nossa saúde e despertar outros para sua responsabilidade... Vi que não devemos ficar calados sobre o assunto de saúde, mas despertar as mentes para ele.” – Manuscrito 1, 1863.

As fábricas de alimentos e restaurantes vegetarianos Adventistas provindas também de uma das visões de Ellen G. White. (O que ela escreveu sobre nutrição não foi ainda superado. Tais escritos foram reconhecidos pela ciência, estar, à época em que os escreveu (século passado), 50 anos à frente de seu tempo).

É considerado um dos povos que mais vivem no mundo, graça à reforma de saúde(Revista National Geografic, 2005).

ESTATÍSTICA MUNDIAL DA IGREJA ADVENTISTA EM 31/12/2002
Nº de países no Mundo (veja a página 458) 236
Países onde está a IASD 227
Línguas que a IASD Utiliza Para Comunicar o Evangelho 817
Membros da Igreja e Escola Sabatina 14.548.496
Igrejas Organizadas 49.724
Divisões............................................................ 12
Uniões............................................................... 92
Associações e Missões................................... 489
Editoras.............................................................. 56
Periódicos Editados......................................... 582
Fábricas de Alimentos....................................... 26
Hospitais........................................................... 174
Clínicas, Dispensários e Lanchas.................... 393
Universidades e Escolas Superiores................. 94
Escolas de Primeiro Grau .............................4.809
Escolas de Segundo Grau............................ 1.126
Professores ..................................................43.577
Alunos em geral...................................... 1.065.092
Ministros Ordenados.................................... 13.971
Outros Obreiros ..........................................170.840
Clubes de Desbravadores........................... 23.368
Desbravadores Matriculados..................... 737.403
Orfanatos, Asilos e lar da Criança.................... 158
Médicos e Enfermeiros a Serviço da Igreja. 69.620

Em 1994, a IASD comemorou no Mundo os 150 anos, não de sua fundação, mas do cumprimento profético que se converteria na Obra Adventista. (1994 – 1844 = 150 anos). Merecida lembrança!
II Crônicas 20:20
“...Crede nos seus profetas e sereis prosperados.”
O pequeno Israel quando creu nos seus profetas, viu estas maravilhas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário